quinta-feira, 8 de março de 2007

Quais as consequências da MGF?

A mutilação genital feminina traz graves consequências às raparigas.



Existem dois tipos de consequências:

IMEDIATAS: as hemorragias são inevitáveis, no caso de serem graves podem conduzir à morte. O choque, provocado pela dor que resulta do procedimento, pode gerar traumas psicológicos graves. As possíveis infecções são várias, decorrentes, desde logo, do facto de serem utilizados objectos cortantes de todo o tipo, não esterilizados e frequentemente usados mais do que uma vez. Não são administrados quaisquer tipos de analgésicos.
As feridas e hemorragias que resultam da MGF são tratadas com plantas medicinais, acompanhadas por orações. O tétano e a septicemia são as mais serias ameaças, sem esquecer os perigos resultantes da partilha de um instrumento por várias mulheres no que diz respeito às doenças infecto-contagiosas. A redenção urinária – forçada durante horas ou dias devido às dores – pode causar inflamações ou danificar a uretra.


A LONGO PRAZO: as perdas de sangue podem tornar-se constantes e tornar-se numa anemia. Os problemas urinários podem ser constantes, devido às dificuldades em urinar. Em casos graves, pode surgir incontinência. Infecções urinárias degenerativas podem afectar a uretra, bexiga e rins.
As infecções pélvicas crónicas são comuns em mulheres que foram infibuladas. Não sendo frequente, algumas destas infecções podem provocar abcessos, quistos e úlceras na vulva. Se o nervo do clítoris for cortado, toda a área genital passa a estar em sofrimento permanente.
A mutilação causa ainda disfunções sexuais no casal, na sequência das dores que acompanham as relações. A penetração pode ser difícil ou até impossível. Os problemas na gravidez e o parto também são frequentes podendo o feto ficar retido no útero ou no canal. O parto é extremamente doloroso e demorado, levando à exaustão da mulher e do feto.
Muitas das vezes, quando algo corre mal no procedimento, costuma culpar-se a menina, porque já era impura, ou os pais da menina, porque não a educaram na pureza, ou atribui-se o fracasso a uma qualquer intervenção divina.

1 comentário:

Unknown disse...

O Blog "MULHERES FORTERS LONGE DE CHUPINS VIOLENTOS", que luta "contra" a violência moral, psicológica e f[ísicacontra a mulher APOIA ESTA LUTA "CONTRA A MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA".
http://pravocemulheratual.blogspot.com
Contem comigo pra qualquer ajuda e divulgação/campanha.
Valentina