quinta-feira, 8 de março de 2007

Em que zonas se pratica a mutilação genital?

A mutilação genital é praticada por muitos grupos étnicos em mais de 30 países. É uma prática muito frequente em certas partes da África e é praticada também na Península Arábica e em zonas da Ásia. A prática da circuncisão feminina é rejeitada pela civilização ocidental. O costume está a ser transportado para a Europa e para a América junto com imigrantes africanos, especialmente de língua árabe. Algumas comunidades islâmicas e outras não-islâmicas do norte de África e Médio Oriente praticam a mutilação genital nas raparigas. São relatados casos de mutilação genital feminina em todo o mundo, inclusivamente em países desenvolvidos.
Numa comunidade onde as mulheres são economicamente dependentes dos seus maridos, o casamento é imperativo e as mulheres são, por isso, compelidas a submeterem-se à circuncisão para sobreviverem. Assim, o ciclo vicioso da mutilação perdura, já que sucessivas gerações de mulheres impõem a pratica a elas próprias e às suas filhas.
Os pais não pretendem magoar as suas filhas, mas sim prepara-las para o casamento e para que sejam aceites na sociedade, e a circunsição é a única maneira que conhecem – é uma passagem para a idade adulta.
A mutilação é considerada uma forma inaceitável e ilegal da modificação do corpo, aplicada àqueles que são demasiado novos ou inconscientes para tomar uma decisão informada.

1 comentário:

Anónimo disse...

olaaa !
Desculpem a invasão, mas estava aqui a ver uns quantos blogs e achei o vosso. Simplesmente não podia não comentar.
Li os vossos posts e vocês realmente tocam num aspecto importante para o qual a maior parte da população não está "a par". Pessoalmente, não sabia que as mutilações genitais eram assim tão frequentes.
Há um livro cujo o nome não me lembro que fala um pouco dessa cultura. As mulheres, raparigas só podem casar virgens senão tornam-se desonrosas e não são aceites na sociedade. epa se me lembrasse do nome do livro..
enfim.
Gostei do vosso blog porque tem textos simples e são de fácil leitura. As cores também estão harmoniosas.
Ao contrário dos blogs que se vê por aí, o vosso está bem equipado com informção que todos devíamos ter conhecimento.

bom trabalho. :)

**