terça-feira, 13 de março de 2007

Mutilação genital em Portugal

Dados da Organização Mundial De Saúde (OMS), estimam que cerca de 130 milhões de mulheres e crianças tenham sido já submetidas à prática da MGF e cerca de 2 milhões se encontrem em risco de serem circuncisadas.
No que se refere a esta prática tradicional e ainda de acordo com a OMS, Portugal é considerado um país de risco já que as comunidades migrantes aqui residentes são oriundas da países onde a MGF existe, poderão continuar esta prática e, para além disso, muitas mulheres já sofreram mutilação nos seus países de origem, necessitando de cuidados de saúde expecíficos, físicos e psicológicos.
A inextistência, em Portugal, de estudos e/ou pesquisas oficiais no domínio da MGF e a sentida necessidade de se trabalhar esta temática levou a Associação para o Planeamento da Família, a desenvolver um projecto sobre o estudo da Mutilação Genital.
Este estudo é da autoria de Yasmina Gonçalves (Psicóloga Clínica). A investigação teve por base um questionário de opinião, distribuido a profissionais de saúde da área da Grande Lisboa( zona do país onde existe maior concentração de imigrantes provenientes de países africanos), através do qual se procurou avaliar:
Opiniões dos profissionais de saúde inquiridos, conhecimento geral e específico sobre o tema e vias de obtenção de informação;

  • Legislação existente em Portugal sobre MGF;
  • Actuação em situações de MGF;
  • Papel dos técnicos de saúde no trabalho com mulheres e crianças que sofreram ou possam vir a sofrer de MGF;
  • Possiveis estratégias de actuação.


Considerada uma prática a desencorajar por profissionais, organizações não governamentais e departamentos oficiais que trabalham a nível dos direitos humanos, nomeadamente dos direitos das mulheres e das crianças, da igualdade de oportunidades e saúde sexual reprodutiva, o presente estudo pretende contribuir para um maior conhecimento, sensibilização e intervenção dos profissionais de saúde bem como aumentar o acesso á informação de todas as pessoas que actuam e podem actuar sobre esta realidade que atinge milhões de mulheres em todo o mundo.

2 comentários:

Anónimo disse...

ñ fazia ideia de que existiam tantos exemplos de mutilação genital em Portugal! pensava que este era um problema que só afectava o continente africano..

Anónimo disse...

estou completamente chocada!!!!