terça-feira, 13 de março de 2007

Curiosidade Sobre a MGF

"Segundo uma tradição, depois da primeira menstruação, todas as jovens devem submeter-se à circuncisão feminina. Isto ocorre numa grande festividade.

Durante um ano a família planta comida e cria animais para serem sacrificados nesta ocasião. A festa dura uma semana. A rapariga é mantida isolada e com uma dieta alimentar especial. Depois é adornada e pintada. O primeiro passo é o corte do cabelo, a primeira vez na sua vida. Durante vários dias a comunidade canta e dança animadamente. No último dia a jovem junta-se a todos, esta permanece no meio das mulheres que a seguram. As mulheres tentam embriagar a jovem, depois desta embriagada a ponto de perder os sentidos, quatro mulheres levam-na para uma casa e as suas pernas são amarradas a paus de madeira estendidos sob uma esteira no chão. A especialista no corte amarra uma faixa bem apertada em volta da cintura da noviça. Com uma faca própria para este acto, ela desfere o golpe final. O clitóris e pedaços de cabelo são guardados escondidos e tornam-se objectos de tabu. Segundo dizem, no clitóris não fica um buraco, mas sim um espaço liso."









Todo este tema da Mutilação Genital Feminina deixa qualquer um sensibilizado, são culturas ás quais jamais um de nós daria credibilidade.
É dificil acreditar que algures pelo mundo existem culturas que de um acto tão doloroso são capazes de festejar energicamente.
Se nos dessem oportunidade certamente mudariamos este acto cruel!

1 comentário:

Anónimo disse...

passei por aqui so va vos dizer que concordo plenamente com a vossa opinião acerca deste tema tão importante!penso que este acto devia ser completamente excluido de todas as sociedades...é pena que seja tão dificl alterar as mentalidades de algumas pessoas!