quarta-feira, 14 de março de 2007

Apreciação global dos inquéritos

Distribuimos pela comunidade escolar um inquérito, por nós realizado, a fim de descobrir se estes estavam, ou não, informados sobre dois sub-temas dentro do vasto tema da sexualidade. Os sub-temas abordados foram as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) e Mutilãção Genital Feminina (MGF).

Quinze pessoas (tanto do sexo feminino como masculino em idades entre os treze e os quarenta e quatro anos) responderam ao nosso inquérito. Todas afirmaram achar o tema sexualidade importante. Perguntámos, então, qual o sub-tema (dentro da sexualidade) que mais interesse lhes despertava. Seis (6) pessoas escolheram como sub-tema a mutilação genital e logo de seguida ficou a violação (escolhida por cinco (5) pessoas). O tema que revelou menos interesse pelos inquiridos foi o da prostituição (tendo sido escolhido por apenas uma pessoa).
Perguntámos de seguida com quem costumavam falar sobre o tema Sexualidade. A maioria dos inquiridos (treze (13) pessoas entre os 13 e os 22 anos) respondera que conversavam sobre o assunto em questão com os seus amigos. Apenas um (1) inquirido conversa sobre sexualidade com os pais e um outro escolheu a opção "outros".
Através deste inquérito pretendiamos também ficar a conhecer se a nossa comunidade escolar sabe o modo de prevenção das DST´s. Doze (12) pessoas responderam acertadamente (escolhendo o preservativo), dois (2) alunos escolheram a pílula e apenas um(1) aluno optou pelo DIU (Dispositivo Intra-Uterino).
Depois optamos por perguntar quais as doenças que são sexualmente transmissíveis. Todos deram como resposta a Sida. De seguida a DST com maior número de respostas foi a Sífilis. As outras doenças respondidas pelos inquiridos foram a Hepatite, o Herpes Vaginal, a Gonorreia e a Vaginite.
Passámos então para o sub-tema Mutilação Genital. Após darmos uma pequena definição do tema, optámos por perguntar qual o principal continente em que se pratica este acto. As respostas foram positivas pois onze(11) dos quinze (15) inquiridos responderam acertadamente (escolhendo África), duas (2) pessoas escolheram Ásia, uma (1) outra optou pela Europa e por fim uma (1) outra pessoa optou pela Oceânia.
A resposta seguinte revelou-se negativa pois apenas cinco (5) pessoas responderam que a Mutilação Genital era praticada somente ás mulheres. Os outros dez (10) inquiridos (cinco do sexo masculino e cinco do sexo feminino) deram como resposta a opção "ambos os sexos".
Escolhemos fazer como penúltima pergunta uma questão de carácter pessoal: -"És a favor da Mutilação Genital? Porquê?". Todos responderam que não e justificaram de diversas formas. Alguns disseram que esta "é uma prática que vai contra todos os principios da humanidade" e que era um acto "desumano"; outros responderam que esta prática "é uma violação da intimidade da mulher" e que "todo o ser humano tem direito a sentir prazer".
Para última questão optámos por perguntar quais as consequências físicas e/ou psicológicas que a mutilação pode trazer. Esta última pergunta revelou-se também negativa tendo a maioria respondido "dá prazer à mulher" e apenas quatro (4) pessoas responderam de forma acertada (impossibilidade de engravidar).
Através deste inquérito podemos perceber que quando apresentarmos o nosso trabalho à comunidade escolar teremos que focar mais pormenorizadamente os vários aspectos da Mutilação Genital, pois foi neste tema que existiram mais respostas erradas.
Teremos também que focar mais pormenorizadamente a questão dos métodos contraceptivos, porque apesar de três (3) inquiridos terem respondido de forma errada é uma questão que todos têm de estar devidamente informados.

2 comentários:

Unknown disse...

O Blog "MULHERES FORTERS LONGE DE CHUPINS VIOLENTOS", que luta "contra" a violência moral, psicológica e f[ísicacontra a mulher APOIA ESTA LUTA "CONTRA A MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA".
http://pravocemulheratual.blogspot.com
Contem comigo pra qualquer ajuda e divulgação/campanha.
Valentina

Unknown disse...

O cúmulo do absurdo.
Vão à merda pra este bando de "aproveitadores" de semi-analfabetos e ingnorantes!!!!!
Eu se tivesse lá depois transaria com todo mundo só de raiva!!!!!!
Ainda hão de existir soluções pra isot em celulas tronco.!!!!